Sejam bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes à 1ª semana de oficinas e palestras do Coletivo Lança. Durante uma semana inteira, profissionais da cultura de várias partes do Brasil compartilham conosco seu conhecimento e expertise em campos diversos da produção e distribuição cultural. Estes conteúdos gratuitos foram pensados para você que deseja ter mais autonomia sobre a sua carreira artística ou que deseja aperfeiçoar seus conhecimentos em produção.
Uma semana intensa de muita troca, aprendizados e interação ao vivo com os inscritos. Todo o conteúdo está disponível em nosso canal no Youtube, aproveite para se inscrever aqui e ter acesso aos conteúdos do coletivo.
Facilitadora: Ana GB. Estrategista, relações-públicas e produtora “universal”, cofundadora da plataforma Amores Sonoros, portal brasileiro focado na música preta e independente. Artist Manager e Assessora de Yan Cloud e Rachel Reis, já produziu lançamentos de discos e de turnês como a de Jorge Drexler.
Mediadora: Raquel Batista
Nesta oficina Ana GB nos fez entender a relevância do planejamento e comunicação como ferramenta para construção de carreiras, dissecando formas de potencializar projetos, objetivos e missão, para que por fim, criem e articulem redes.
Assista a oficina na íntegra aqui:
Facilitadora: Julia Ourique. Jornalista com pós-graduação em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação. Há quase 7 anos atua como assessora de imprensa e já trabalhou com artistas como MC Carol, Ventre e El Efecto, além de nomes internacionais como Jonathan Wilson, Editors, Garbage e The Used.
Mediadora: Raquel Batista
Julia Ourique nos fez entender a importância da assessoria de imprensa. Trouxe informações sobre como planejar de forma estratégica a comunicação não só dos lançamentos mas também de toda a trajetetória artística. Desde o estudo do nicho pra qual o trabalho está direcionado, os canais que irão receber o material e de que forma se comunicar com jornalistas da área.
Assista a oficina na íntegra aqui:
Facilitador: Bruno Pinho. Integrante do coletivo Lança, é especialista em áudio para broadcast e shows, designer de som para teatro musical, técnico de gravação, mix e master, e produtor fonográfico
Mediadora: Rita Aprile
Bruno trouxe um debate super importante tratando dos problemas que envolvem artistas que se dividem em multitarefas, ficando sobrecarregadas(os). Se antes da pandemia as redes e suas tecnologias dominavam o universo musical como facilitadores na expansão do que artistas produziam, imaginem durante a pandemia, com shows e eventos cancelados por conta dos desdobramentos da covid-19, tornando as redes sociais as únicas fontes de comunicação entre arte e público?
Assista a oficina na íntegra aqui:
Facilitador: Henrique Vilhena. Especialista em áudio, trabalha com música desde 2006. Começou sua carreira nos estúdios da Biscoito Fino, trabalhando em grandes discos e produções como de Maria Bethânia, Chico Buarque e Guinga e coleciona em seu currículo grandes nomes da música brasileira.
Mediador: Bruno Pinho
Nessa oficina Henrique abordou a sonorização da turnê Em Trânsito, do Lenine! Ele contou os desafios de fazer um show ao vivo soar como um álbum de estúdio, dissecando em detalhes microfonação, diferenças entre palcos e a relação com fornecedores de equipamentos pelos lugares por onde essa tour passou.
Assista a oficina na íntegra aqui:
Facilitadora: Gabe Halencar. Artista, professora de violão e eterna aprendiz. Incentivadora do ensino musical como ferramenta de evolução e bem-estar, criou a Musicamente para ensinar música para adultos sem tempo a perder. Acredita que a música tem o poder de mudar a realidade
Mediadora: Letty
Nesta oficina, Gabe preparou uma aula de criação de conteúdo para artistas que se dividem entre compor e administrar suas carreiras, incluindo a função de criar conteúdo para redes sociais. A oficina “Como criar conteúdo sem surtar” ajuda a entender melhor como funciona o universo da produção de conteúdo de forma estratégica para divulgar seu projeto.
Assista a oficina na íntegra aqui: